quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Bullying? Sim, isso é CRIME!

Oi gente, eu sei que faz um bom tempo que eu não posto nada, mas eu resolvi dar uma passadinha aqui para fazer um post de um assunto realmente sério: o Bullying. Para quem não me conhece ou que também me conhece mas não sabe, eu sofri bullying na escola durante 5 anos, da quarta série à oitava, e hoje estou no segundo colegial. Sofri bullying, simplesmente por ser magra demais, portanto aqui quem está falando é uma especialista, daquelas de viveu na própria pele, e não uma amadora. Muitos de vocês devem estar se perguntando o porque desse tema hoje. É que parece que o mundo hoje está muito voltado nessa questão, por exemplo a Capricho traz em todas as edições um cantinho dedicado ao bullying, eu acho isso ótimo porque a pessoa que sofre essa violência se sente muito sozinha.
Há pessoas que não sabem o que é exatamente o bullying, pois eu explico. O Bullying é um tipo de violência verbal que é imposto pelas pessoas por elas serem um pouco diferentes (no meu caso, por ser magra). O que torna o Bullying ainda pior, é que toda essa humilhação não tem o menor sentido, já que você é xingado por ser diferente e não igual aos outros, desde quando todo mundo tem que ser perfeito?
A pessoa se sente totalmente deslocada do mundo a sua volta, se achando literalmente como um ET. E tudo que é inventado a seu respeito piora demais a situação, você acha que nunca irá conseguir ser de outra forma, e acaba realmente acreditando no que as pessoas dizem. Parar de ouvir o que as pessoas falam, quase nunca dá certo, e receber esse tipo de conselho é pior do que nada (principalmente se a pessoa que te aconselhou não sabe nada do assunto), mas então, o que fazer para combater esse mal que atinge tanta gente?
Eu diria por experiência própria, uma coisa que nunca se diz muito, que é explorar seus pontos fortes.
Porque pedir para a pessoa parar de falar, pode até resolver, mas não pra sempre.  Todos nós nascemos com um dom. Toda pessoa sabe fazer alguma muito melhor que as outras pessoas.  Portanto se você sabe o que é, explore isso, sinta-se bem com o seu dom. E esse não é um conselho só para pessoas que sofrem ou sofreram bullying, serve sim para pessoas que não tem a mínima idéia do que querem fazer da vida, ou que acham que não tem dom nenhum.  Não importa o que for, desde que você saiba fazer bem.
Outro conselho que eu daria, que é um pouco mais comum, é não se isolar. Nem que você tenha um(a) amigo(a), não pode se dar por vencido, e fique perto de pessoas que te façam feliz e melhor, nunca perto de pessoas que te xingam, mas que você não quer sair de perto enquanto não for popular igual a eles.
E para você, que geralmente caçoa daquele seu colega, por ele ter um cabelo diferente, por ser de outra raça, por ser gordo ou magro, pense no que está fazendo. Talvez a pessoa nem goste dessa brincadeira, e o mal que faz a essa pessoa esse tipo de coisa, vocês não tem idéia.
E para você que não pratica esse tipo de violência, ou que nunca foi “agredido”, seja a favor de ajudar as pessoas que sofrem.  Uma mínima atitude, do tipo, proteger a pessoa na hora H do xingamento, ou conversar com o seu professor sobre a atitude do colega, faz uma diferença gigante, tanto para o seu colega, como para o mundo que se livra de mais um ignorante.
Gente, Bullying é crime. Relate a algum responsável se você passar por esse tipo de coisa e nunca hesite em procurar ajuda. No meu caso, fiz e ainda faço terapia (o que também há muito preconceito, porque as pessoas acham que quem vai a psicóloga é louco. O que o torna cada vez mais ignorante, pois a pessoa só precisa de ajuda para entender os sentimentos que passam por ela e suas reações.), e digo, ajuda muito.

As marcas que o bullying deixam em uma pessoa são extremamente profundas, uma pessoa que sofreu bullying não esquece jamais (outra razão por estar fazendo terapia), e muitas vezes não está preparado para falar sobre isso para as pessoas, portando se você descobriu que o seu amigo sofreu bullying, não force ele a contar com era. Hoje, me sinto melhor, mas acho que não estaria preparada para reviver o passado.

Um comentário: